GTA no trânsito, eu pergunto: pra que serve a CNH?

Que eu sou ativista do busão, todo mundo já sabe. Eu acredito que é no transporte público da própria cidade que as pessoas devam focar sua atenção, bem mais do que se preocupar com o preço da gasolina ou a qualidade do asfalto. Infelizmente não tem acontecido dessa forma. O transito está cada vez mais poluído de carro com pessoas sozinhas, infelizes, intolerantes e despreparadas para agir em coletividade.

Eu não tenho carro, sei dirigir o essencial (me garanto em emergências) e muito raramente consigo uma carona de desconhecidos.  Ser pedestre me dá mais tempo para observar o que tem acontecido ultimamente isso tem me preocupado ainda mais. Tenho visto que as pessoas tem um prazer em ser infratoras, o próprio estado nivela por baixo quando coloca o Leonel para comandar o Detran-AM. A população fica sem referência, ainda mais quando junta as oportunistas blitze e a didática fica ainda mais bagunçada.

Mesmo morando longe e próximo de uma das avenidas mais perigosas da cidade, não me sinto nem um pouco convidada a fazer os exames da CNH, até porque eu nem tenho dúvidas se estiver puraí dirigindo  a certeza é de que quem comanda a selva é a onça pintada.  E do jeito como as coisas estão até GTA tá valendo! Não tem uma semana que Rodrigo Elias, o Panda, foi assassinado enquanto estava na sua moto após uma discussão no trânsito.

Um ativista da paz, estudante da vida, biólogo por formação, pai em exercício, goleiro nas horas vagas e um excelente amigo. É uma pena ter partido tão cedo e de uma maneira tão brusca. Amigos, o Pandinha vai ganhar não só uma homenagem mas uma manifestação, uma mobilização social em prol da calma, a favor da vida e acima de tudo com foco na paz no trânsito.

Abaixo, segue na integra, convite para a manifestação no Facebook

12573181_1002352556504527_2350130203528814747_n

Manifestação Pacífica em em prol da Paz e da Justiça em nome do grande amigo Rodrigo Elias Costa (Pandinha), assassinado em uma briga de trânsito no início da tarde de quarta-feira (13/01), na av. Maneca Marques, bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo com testeminhas, antes do ocorrido, Brayen Santana e Rodrigo vinham discutindo desde a rotatória do Mindu devido a uma ultrapassagem arriscada feita pelo motorista do Siena. Após isso, Brayen Santana, em uma atitude de pura covardia manobrou o carro propositalmente para cima do “Pandinha”, fazendo-o cair na pista na contra-mão e ser atropelado por outro veículo. Rodrigo não resistiu e morreu no local, deixando uma filha de um ano (completado no dia de seu enterro) e sua esposa.
A manifestação será composta por amigos e familiares do Rodrigão, nosso querido Panda e também, por simpatizantes da causa. Queremos mandar uma mensagem de paz ao país inteiro e gritar para que a justiça desse assasinato brutal seja feita. Assim, queremos evitar que mais pessoas sintam a dor que todos estão sentindo e que outros assassinos como Bryen não saiam impunes de seus crimes.
O ponto de encontro será no Posto ATEM, próximo ao local do seu falecimento, na Avenida Maneca Marques, Parque 10, as 17:00 horas e seguirá até o local da sua missa de sétimo dia. Junte-se a essa caminhada pela paz e pela justiça. Vamos homenagear nosso grande irmão de luz que sempre foi amado e admirado pela pessoa incrível que era.

 

Já vi anuncio de venda de pontos na carteira nos classificados, troca de pontos ilegais, os guaranás agora são pacotes de PET, sem contar com inúmeros homicídios que acontece nas ruas e nada acontece com o infrator. Até o caçambeiro funcionário da Prefeitura de Manaus que ‘acertou’ aquele micro-ônibus que tinha consumido álcool e cocaína. Tá demais! Eu posso refletir sobre a minha não-habilidade com as quatro rodas e engolir goela abaixo toda a baixaria que é o sistema de transporte coletivo e você, também tem essa iniciativa?

 

Renata Paula

Author: Renata Paula

Jornalista profissional, editora de conteúdo do Portal Xibé e repórter nas melhores horas.

Share This Post On
468 ad