Festival Potência das Artes no Norte (PAN) divulga selecionados 2021

Realizado de 24 a 30 de abril, evento on-line terá espetáculos, pitch, núcleo de crítica e programação formativa em sua segunda edição.

Dedicado a fortalecer as produções artísticas nortistas, o Potência das Artes no Norte (PAN) divulgou a lista de selecionados para edição 2021 do festival. Além de espetáculos, foram escolhidos projetos para serem apresentados no Pitch e profissionais para compor o Núcleo de Crítica, duas inovações da segunda edição. O PAN será realizado de 24 a 30 de abril, de forma totalmente on-line e gratuita.

Do Repente – Lamira Artes Cênicas (TO).

Com curadoria formada pelos artistas Ítalo Rui, Francis Madson e Gleidstone Melo, o PAN trará, nesta edição, obras gestadas durante a pandemia e que trazem questões sobre os impactos socioeconômicos, políticos e culturais levados à tona pelo COVID-19; espetáculos criados em confinamento, no interior da casa dos artistas, reinventando seus procedimentos de criação, até trabalhos em um país pré-pandêmico, com discursos urgentes e que ganharam ainda mais força no Brasil de 2021. No total, foram selecionados 14 espetáculos para a programação oficial e sete propostas para o Pitch, todos representantes da região Norte; além de cinco profissionais para o Núcleo de Crítica, que possibilitou a participação de pessoas de todo o País.

Cabô – Vitor Rocha (AM).

“O papel, desta curadoria, não foi construir de forma leviana uma lista, através de sistemas metodológicos construídos à base de eixos temáticos. Neste exercício ético proporcionado pelo PAN, as obras é que levantaram a dimensão metodológica necessária para serem curadas e, assim, a curadoria tornou-se uma mediadora de ações culturais, entre as ideias do evento e os espetáculos. Neste exercício, que impõe aos curadores diálogo e escuta, debate teórico-prático, devaneios, glossolalias, silêncios, ética e generosidade, partindo do princípio da função social e profissional desse sujeito, focado em formar uma programação diversa e representativa da região Norte. É um gesto decolonial por natureza e visão política contemplar trabalhos que são potências fundamentais, tanto na qualidade e diversidades, mas, também, na representação dos Estados da região Norte”, declaram os curadores em uma carta aberta, assinada coletivamente.

AGO – Menina Miúda Produções Artísticas (AM).

Confira abaixo a lista de selecionados para cada categoria do PAN 2021. Contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital emergencial Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura. O festival PAN será gratuito e transmitido on-line.

Sobre Lourdes e Viviane – Viviane Palandi (AM)

Mais informações podem ser encontradas na conta do Instagram @pan.norte ou pelo site https://linktr.ee/pan.norte.

Espetáculos selecionados:

Video-performances – Uma Estética dos Restos – Amanara Brandão Lube (RO);
Cabô – Vitor Rocha (AM);
A bolha – Nupramta (AM);
Sobre Lourdes e Viviane – Viviane Palandi (AM);
Lá Vem o Rio – CETA: Coletivo Experimental de Teatralidades (AM);
AGO – Menina Miúda Produções Artísticas (AM);
Do Repente – Lamira Artes Cênicas (TO);
Submersas no Gapó – Submersas no Gapó (PA);
Vale a Pena Rir de Novo – Circo Matutagem (PA);
Última Estação – Cia Arteatro (RO);
Chica Fulô de Mandacaru – Casa circo (AP);
Ainda bem que não tivemos filhos – Grupo Garagem (AM);
Tartufo-me – Buia Teatro – Um Teatro produções (AM);
Subsolo – Ateliê 23 ( AM).

PITCH – PROPOSTAS SELECIONADAS:

Amazonas, o maior musical do Brasil (AM)
As Histórias Que Meu Guarda Roupa Guarda: Calças (PA);
Ayuri Kawa – Tempos Manaós (AM);
Mocinha (AM);
Outramentos (RO);
Teatro Em Tela (PA);
Yago Reis Ao vivo (AM).

Núcleo de Crítica:
Márcio Braz dos Santos Santana (AM)
Klara Cruz de Oliveira (AM)
Paulo Tiago Silva de Souza (AM)
Paula Adrianna Barros da Cruz (PA)
Quemuel Costa Gomes (RN)

Sobre o PAN

O PAN , Potência das Artes do Norte, é o primeiro festival on-line de artes cênicas surgido em uma PANdemia, com intuito de estimular debates, programação acadêmica e exibição de espetáculos da região Norte do Brasil para todo o país e outros países. A proposta do festival é inspirada também na etimologia da palavra “PAN” – de todo ou por inteiro, além de também fazer referência ao Deus Pã da mitologia grega, divindade dos bosques e da natureza.

Mais informações estão no Instagram @pan.norte e Facebook https://fb.me/pan.norte2020. Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é pan.artesdonorte@gmail.com.

Serviço
O quê? 2ª Edição do Potência das Artes do Norte (PAN)
Quando? De 24 a 30 de abril de 2021
Onde? https://linktr.ee/pan.norte
Quanto? Gratuito

Redação

Author: Redação

Share This Post On
468 ad