Uma breve histórias sobre o cineclubismo

cheiaDesde a formação do primeiro Cineclube no Brasil. O cineclubismo surgiu nos anos 20 do século XX na França. No Brasil ele surge em 1929 com o Cineclube ChaplinClub no Rio de Janeiro e desde então este movimento vem na luta pela proposta de uma associação sem fins lucrativos que estimula os seus membros a ver, discutir e refletir sobre o cinema.

No Estado do Amazonas tivemos o cineclube Umberto Mauro pelo qual tinha em sua direção o Prof. e amigo José Gaspar, nos idos dos anos 60, mesmo diante do período da ditadura este cineclube buscava manter suas sessões junto ao publico e mais tarde surge o cineclube Tarumã, funcionando na UFAM, desde os anos 80,

Com as mudanças da história e seus fatos surge na década de 2000 os primeiros cineclubes vinculados ao Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) como o Cineclube Baré e o Canoa, temos novos cineclubes como o cineclube Alto Rio Negro (Na cidade de São Gabriel das Cachoeiras), e o cineclube Encontro das águas (Careiro da Varzea); e esperamos crescer com novos cineclubes em nosso estado.

Venha ser um cineclubista em nosso estado e juntos vamos criar um sistema de vinculação e circulação de debates sobre como fazer um bom cinema.

 

Author: Darlan Guedes

Share This Post On
468 ad