Pratos amazônicos vão para Semana de Gastronomia Regional no RJ

Salpicão de pirarucu seco, arroz com jambu,  filé de dourado com molho escabeche, cheescake de cupuaçu e outras delícias amazônicas serão apresentadas na Semana de Gastronomia Regional, no Rio de Janeiro (RJ). O evento ocorrerá nesta quarta (22) e na quinta-feira (23), no Restaurante Escola Downtown, situado no centro da cidade. Essa é a terceira vez que o Senac Amazonas participa da programação.

Segundo a gerente do Centro de Turismo e Hospitalidade do (CTH) Senac AM, Alessandra Ramos, apesar das participações no Rio de Janeiro (2016) e em Brasília (2017), a expectativa para edição deste ano está cada vez maior.

“Estamos nos preparando para levar um show de culinária e na expectativa pra que tudo dê certo. Já escolhemos os pratos, fizemos a degustação, preparamos toda a apresentação, inclusive com elementos típicos da região”, disse.

As delícias serão preparadas pelo chef da cozinha do Restaurante Escola do Senac AM, Naifon Silva, que contará com auxílio do ex-aluno do curso técnico de cozinha do AM e ex-aluno do Jovens Talentos, João Lucas Santos e, coordenação do professor Curso Técnico de Gastronomia, Michel Brito.

Cardápios

O cardápio do primeiro dia será composto da seguinte forma: Entradas; pastel de forno ou crepioca (tucumã e queijo coalho), caldinho de tucupi temperado com camarão. Guarnições; salpicão de pirarucu seco, arroz com jambu e pimentões coloridos, pirão escaldado de peixe (pirarucu) e farofa crocante de suruí picante. Pratos principais; filé de dourado com molho escabeche, filé de aruanã recheado com queijo coalho com crosta de castanha do brasil e molho de manteiga e ervas amazônicas. Sobremesas; cheescake de cupuaçu e torta de banana pacovã na massa briseé.

Já no segundo dia, o cardápio será: Entradas; palito de pirarucu crocante envolto na tapioca com geleia de cupuaçu e pimenta e caldo de cará roxo com pirarucu seco. Guarnições; baião amazonense, salada grega amazônica e farofa crocante de Uarini com ervas amazônicas. Pratos principais; matrinxã sem espinha assada e recheada com vinagrete e tapioca e medalhão de pirarucu com banana e molho tucupi. Sobremesa; pudim de açaí com pralinê de tapioca e pavê de graviola com cacau em pó.

 

Aula show

 Na primeira noite do evento está prevista uma aula show para cerca de 30 pessoas. O momento de aprendizagem busca valorizar bem como divulgar a culinária amazonense. A receita que será ensinada pela equipe do Senac AM é o Yakissoba do Índio, culinária esta que foi destaque na Feira Internacional da Gastronomia Amazônica (FIGA).

Redação

Author: Redação

Share This Post On
468 ad