Manaus na programação da Semana da Europa

A cidade de Manaus será uma das dez capitais brasileiras a participar da Semana da Europa 2015. A 11ª edição do evento, que vem sendo realizada no Brasil desde o dia 3 de maio, alcança o Amazonas de 25 a 30 de maio, com uma vasta programação cultural que inclui um Festival de Cinema com filmes de 18 países e um Concerto no Teatro Amazonas, além da visita oficial de embaixadores de 18 países europeus.

Tendo à frente a embaixadora da União Europeia (UE), Ana Paula Zacarias, a delegação com os embaixadores da Alemanha, Áustria, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Hungria, Letônia, Irlanda, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia desembarca em Manaus no próximo dia 27.

Concebida para exaltar a unidade do continente europeu – comemorada em 9 de maio, data que marca o Dia da Europa – e ao mesmo tempo destacar a diversidade de seus países-membros, a Semana da Europa é promovida, desde 2005, pela Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE). O evento chega a sua 11ª edição com o tema “Desenvolvimento e Cidadania”. Este ano, o projeto tem o ambicioso propósito de ganhar mais visibilidade em todo o país e, pela primeira vez, as atividades estão sendo realizadas em 10 capitais distribuídas em quase todo o território brasileiro, de Florianópolis a Manaus, passando por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Natal, Aracaju e Belém. Serão mais de 20 eventos entre os dias 3 de maio e 30 de junho.

ITALIA_filme5_reduzido

Em Manaus, o evento será marcado pelo Festival de Cinema, de 25 a 29 de maio, no Teatro da Gebes Medeiros. “A mostra será composta por 18 filmes de 18 países diferentes. O conjunto das obras também é diverso, abarcando desde o conflito entre árabes e judeus no filme alemão Kadish Para Um Amigo, passando pela contracultura estoniana em O Novo Mundo, até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol no espanhol Diamantes Negros.  Na seleção também há inéditos, como o esloveno Pai, e premiados como  o austríaco A Fita Branca e o português Tabu”, explica a curadora Daniela Marinho. A exibição do filme “A fita branca”, no dia 27, contará com a presença dos embaixadores dos países membros da União Europeia (UE).

Já a programação musical contará com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, e dos convidados europeus Angela Nisi, soprano (Itália) e Giuseppe Tommaso, tenor (Itália), em concerto no dia 29 de maio, às 20h, no Teatro Amazonas. A entrada é franca.

“A Semana da Europa é um projeto de sucesso, que cresce a cada ano a tal ponto que passamos de uma programação que durava uma semana para quase dois meses. Os eventos tratam desde arte até política e economia, passando por música, dança, gastronomia, esporte e meio ambiente. É um conjunto de manifestações inspirado pelos altos ideais da integração europeia”, evidencia o embaixador da Itália em Brasília, Raffaele Trombetta, também atual presidente de turno de EUNIC Brasil.

Sobre o evento – A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman,apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE.

HOJE (25) no Teatro Gebes Medeiros

14h – Kadish para um amigo (Alemanha)

image_0

Ali é um novo morador no bairro de Kreuzberg, em Berlim. Como refugiado libanês, sua permanência na Alemanha não está assegurada. Os garotos violentos do lugar colocam à prova sua coragem: ele deve assaltar o apartamento de um vizinho idoso, um imigrante judeu russo. Depois, Ali tem de reparar os prejuízos causados ao velho, para evitar que seja deportado. Uma história tocante sobre uma amizade desigual.

18h30 – O Investigador (Hungria)

image_1

Reservado e introspectivo, o patologista forense de 37 anos, Tibor Malkáv não tem família além da sua mãe que sofre de câncer. Precisando de dinheiro para o seu tratamento, Tibor aceita matar um desconhecido, e inesperadamente acaba por protagonizar um incomum jogo de identidades entre vítima e assassino.

 

EMBAIXADAS

Itália (Presidente de turno), Alemanha, Áustria, Croácia, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia,  Suécia.

INSTITUTOS CULTURAIS

Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Goethe Zentrum, Instituto Camões, Instituto Cervantes e Instituto Cultural da Dinamarca.

A 11ª edição da Semana da Europa conta com o apoio fundamental de dezenas de instituições e parceiros locais, entre as quais se destacam-se Governo do Estado do Amazonas, Secretarias de Estado de Cultura do DF e do ES, Secretaria de Estado de Turismo do DF, Prefeituras do Rio de Janeiro e Curitiba, fundações culturais, clubes, teatros, cinemas, museus e universidades.

FESTIVAL DE CINEMA

Projeções de filmes europeus sobre a temática “Desenvolvimento e Cidadania”, com a curadoria de Danifilmes_516_A Fita Branca 10ela Marinho. A exibição do filme “A fita branca”, no dia 27, contará com a presença dos embaixadores dos países membros da UE. O filme é uma co-produção alemã, francesa, austríaca e italiana.

Data: 25 a 29 de maio

Local: Teatro da Gebes Medeiros

Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, nº 937, Centro, Zona Sul

CONCERTO CLÁSSICO

O concerto contará com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, e dos convidados europeus: Angela Nisi, soprano (Itália) e Giuseppe Tommaso, tenor (Itália).

Data: 29 de maio

Horário: 20h

Local: Teatro Amazonas

Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, Manaus

Entrada franca

Redação

Author: Redação

Share This Post On
468 ad