Lucas Passos promove videopalestra sobre referência do Blues, Robert Johnson

Robert Johnson e a guitarra como escudo de sobrevivência” é o tema da videopalestra do músico amazonense Lucas Passos, que reúne diálogos com compositores e pesquisadores do Amazonas

*Assessoria de Comunicação

“Vida e obra” do cantor de blues Robert Johnson, um dos músicos de referência na história da música, é retratada em videopalestra nesta quarta-feira (31) do músico e pesquisador mestrando da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Lucas Passos. O Projeto reúne ainda a participação de músicos, compositores e pesquisadores do Amazonas e estará disponível no canal ‘Passos do Lucas’.

Segundo Passos, o projeto contemplado no edital Conexões Culturais, abordará a temática da criação composicional musical de Robert Johnson.“Ele foi um guitarrista negro muito importante na história da guitarra mundial, então vamos dialogar entre o mito presente na vida do guitarrista e na literatura clássica de temática fáustica”, explica.

Para compor a videopalestra foram convidados músicos e pesquisadores que atuam contribuindo com o fazer artístico na cena amazonense, como a compositora Elisa Maia; o violoncelista e professor Edoardo Sbaffi; o músico e compositor César Lima; a cantora e compositora Kely Guimarães; e o músico e compositor e professor Marcello Messina. 

De acordo com a cantora e compositora Elisa Maia,é importante discorrer sobre a importância da composição musical. “A mágica de falar sobre composição é que a gente tá falando sobre o processo de trabalho mais primário e primitivo do que é ser artista e no caso, um artista da música que faz sua própria música”, reflete, acrescentando que “compor é o trabalho mais essencial, e mesmo assim, é um processo pouco compreendido, às vezes, invisível, porque cada artista tem sua própria vivência, seu tempo e seu espaço pra isso”, finaliza.

Já para o professor da UEA, Edoardo Sbaffi, a proposta do projeto representa um exemplo de como o processo criativo e a pesquisa musicológica, podem convergir para uma proposta completa e sinérgica. “A composição musical é um fenômeno passível de ser estudado e analisado sem, ao mesmo tempo, perder a sua componente de pura imaginação. Arte é justamente isso: um ato criativo que responde a uma escolha metodológica e sujeita a constante autoavaliação” comenta Sbaffi, que é doutor em Música e Musicologia.

O projeto recebe apoio do edital Conexões Culturais 2020, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult e Governo Federal, mediante a Lei Aldir Blanc.

Artista e pesquisador

Lucas Passos, além de músico graduado pela Universidade Federal do Amazonas, é Especialista em Gestão e Produção Cultural e mestrando qualificado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes – PPGLA, da Universidade do Estado do Amazonas. Por meio das atividades acadêmicas, e de estar se encaminhando para o seu quinto projeto musical com composições de sua autoria, Lucas reúne nesta videopalestra a sua atuação como compositor e a sua pesquisa direcionada às linhas de pesquisa nas áreas que abordam arquivo, memória e interpretação.

Author: fernanda.kathariny

Share This Post On
468 ad