III Prêmio Xibé apresenta curadoria técnica

O dia X está chegando, a terceira edição do Prêmio Xibé da Música Amazonense será no dia 13 de Dezembro de 2014, além dos vencedores das 10 categorias, haverá os shows das bandas Banana Punk, Superalma e Dpeids no Arte Fato Espaço Cultural, localizado na rua Dez de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, Centro.

O evento terá inicio às 20h, com exibição de curtas-metragens da Hyperfilmes, entrada gratuita até às 22h. O show começa com apresentação da banda Banana Punk, em seguida será o inicio da premiação, com show da Superalma com convidados, dividido em dois atos.

O pós-show fica com a banda recordista de indicações: Dpeids, além do show dos indicados, haverá também comidas exclusivas, cachaça artesanal além dos drinks e petiscos da casa, disponíveis para compra no cartão de crédito e débito.

Banner do Prêmio para o Portal topo 700x100px

Curadoria

A curadoria específica foi criada para credenciar outros artistas e fomentadores culturais na responsabilidade de homenagear outros artistas. A curadoria formada pelo jornalista Orlando Júnior que atua como cinegrafista na TV Amazonas e radialista na rádio Amazonas FM, além de participar ativamente na produção de clipes musicais e produções artistas de bandas há mais de dez anos.

Do lado da música, temos o cantor Gustav Cervinka é natural do Amazonas, descendente de família austríaca. Tem mais de 10 anos de jornalismo. É, atualmente, editor do caderno de cultura Plateia, do jornal Amazonas Em Tempo; faz parte do elenco de locutores da rádio Jovem Pan; presta serviço de assessoria de imprensa pela ELO Comunicação, marca da qual é um dos fundadores; é vocalista da banda rock Illusion; e há 12 anos se dedica à profissão de massoterapeuta.

De acordo com uma das organizadoras do Prêmio Xibé, a jornalista Renata Paula, “o terceiro integrante da equipe, assume a posição da equipe do Xibé como se representasse o voto de minerva caso não haja total unanimidade na escolha dos premiados”, acrescentou.

Categorias

Os artistas e bandas citadas pela curadoria foram notificados pela participação do Prêmio Xibé com uma arte de divulgação anunciando sua categoria. Foram definidos pela curadoria específica, os vencedores das categorias Melhor Banda, Melhor Festa, Revelação 2014, Voto de Confiança para 2015 e Menção Honrosa.

Com total desprendimento a rótulos ou apadrinhamento a nenhum artista, os curadores ofereceram uma pluralidade de candidatos, novas carreiras e legítimos anfitriões da música amazonense.

superalma1

Superalma

Uma bebida estupidamente gelada, várias tribos reunidas, som afinado, banheiro impecável e as bandas de alta qualidade caracterizam uma boa festa. Para a Melhor Festa, diante desses critérios a escolha pode contemplar um festival, tradição, resistência, lançamentos, eventos itinerantes e apostas filantrópicas.

Como o nome já diz, a “Revelação 2014” foi pedido algo novo para completar esta eleição, alguém que foi descoberto recentemente, já ocupa boa parte dos burburinhos da cidade. Seja por uma junção inusitada, a formação esperada, articulação a flor da pele podem ser requisitos fundamentais para analisar esta categoria.

No caso do “Voto de confiança para 2015”, as garagens são verdadeiras incubadoras de grande ou pequenos talentos, sair dela é quase inevitável mas para isso, uma fagulha de fertilidade precisa ser gerada. A confiança não é para o sucesso e sim para o trabalho, o compromisso de se entregar a arte e produzir algo legítimo longe do trivial. Aposta de um ano promissor e frutífero a curto ou médio prazo.

O Prêmio de Menção Honrosa pode ser para um DJ, um coletivo, um instrumentista de sopro, um maestro, figuras relacionadas a música que desenvolvem um trabalho criativo mas que não se encaixam em nenhuma das outras categorias do Prêmio.

Já a “Melhor Banda”, é a categoria mais esperada da premiação, os critérios analisados para definir a escolhida para esta edição devem se basear no destaque provocado pela banda, produção cultural e artística ao longo de sua trajetória principalmente pela atuação ao longo de 2014.

GUIA RÁPIDO

O que: III Prêmio Xibé da Música Amazonense

Quando: 13 de Dezembro

Onde: Estação Cultural Arte e Fato

Quanto: R$10

Info: 98444-6666

Redação

Author: Redação

Share This Post On
468 ad