Chef Bruno Raphael é indicado ao Prêmio Nacional Dólmã

Chef Bruno Raphael

Difusor da gastronomia Amazônica o chef e professor de gastronomia Bruno Raphael é um dos indicados ao Prêmio Nacional Dólmã. A indicação aconteceu por juri popular e o resultado no final de Maio em Teresina-PI. Além de Bruno, estão concorrendo pelo Amazonas os chefs Alessandro Rodrigues (indicação do embaixador) e Ricardo Andrade Penha (vencedor do concurso profissional) .

O PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ foi idealizado pelo Gerente de Projetos e presidente do Grupo Conforto Gastronômico, Geraldo Guerra Junior, em junho de 2013. A ideia surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros, é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira.

Prêmio DÓLMÃ

Levando em consideração que o Prêmio Dólmã é nacional, foi instituído duas categorias para a premiação: Categoria Estadual que premia 01 Chef por estado entre os 03 Chefs concorrentes e a Categoria Nacional que premia 01 Chef Nacional entre os 05 Chefs concorrentes. As indicações acontecem por três vias: Comissão de Pesquisa, indicação popular (internautas) e Chefs premiados das edições anteriores.

Prêmio DÓLMÃ

Na manhã que antecede a Cerimônia de Premiação é realizado com os Chefs premiados da atual e das anteriores edições o Encontro Nacional de Chefs do Brasil. A proposta do encontro é a socialização e a troca de experiências entre os Chefs brasileiros. Na ocasião os Chefs indicados usam as vestimentas dólmã da premiação juntamente com os aventais com as bandeiras dos seus respectivos estados. Além do registro da foto oficial do encontro, há a participação em intervenções gastronômicas, oficinas, palestras e degustações.

A Cerimônia Oficial de premiação é a concretização de todas as atividades desenvolvidas no período desde as pesquisas, passando pelas indicações, pelas votações e até o resultado final. Em homenagem ao dia do cozinheiro comemorado no Brasil na data de 10 de maio, a Cerimônia do DÓLMÃ é realizada todos os anos na última semana do mês de maio. A Cerimônia foi criada e estruturada para ser, em cada estado onde é realizada, um sistema agregador, possibilitando o encontro e a troca de experiências da gastronomia dos estados brasileiros com as artes, a moda, a cultura e o profissionalismo local.

Chef Bruno Raphael

Chef BRUNO RAPHAEL

Mestre em Ciência e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos e Panificação e Confeitaria (em andamento). Graduado em Gastronomia e graduando em Tecnologia dos Alimentos.

Chef Bruno Raphael no laboratório da FAMETRO

Atua há 06 anos como docente do ensino superior em três Universidades de Manaus (FAMETRO, UNINASSAU e CIESA) e leciona módulos na Pós-graduação da UNIVEL (Cascavel-PR) e na FAMETRO (Manaus-AM). Desde 2012 atua em projetos de pesquisa e popularização da ciência envolvendo reaproveitamento e elaboração de novos produtos alimentares com ênfase nos insumos amazônicos.

Chef Bruno Raphael & Taberna 88

Há 03 anos atua também como empresário do ramo de alimentos e bebidas na empresa ”Bar e Restaurante Taberna 88”, onde participa do gerenciamento e desenvolvimento do cardápio. Desde 2016 participa do evento nacional Comida di Buteco, conquistando o vice-campeonato nesse mesmo ano.

Finger foods defumados por Bruno Raphael

Têm experiência na área da GASTRONOMIA desde 2005 (desenvolvendo linguiças, defumados e queijos artesanais, produtos da panificação e confeitaria, cozinha brasileira de raiz com foco na regional amazônica), ministrou aulas show em eventos gastronômicos (FIGA – Feira Internacional da Gastronomia Amazônica e MANAUARA CHEF) ajudando a difundir a gastronomia Amazônica Brasil a fora; e na Tecnologia de Alimentos (análise se alimentos, análise sensorial, desenvolvimento de novos produtos alimentícios, analises microbiológicas e vida de prateleira).

Novos produtos alimentícios desenvolvidos por Bruno Raphael

“Ser indicado ao Prêmio Dólmã é uma honra imensa, principalmente por estar representando o meu estado do coração, o Amazonas. Já sinto-me vitorioso em poder fazer parte deste grupo de profissionais que traduzem em seu trabalho e esforço o amor e o carinho nas diferentes preparações deste diverso Brasil. Gostaria de agradecer a todos pelo apoio e confiança e dizer que, participar deste evento é saber que meus estudos, pesquisas e dedicação em difundir a cozinha Amazônica me proporcionou várias conquistas profissionais, dentre elas, ser escolhido como um dos representantes para participar desta premiação máxima da gastronomia brasileira”.

Chef Bruno Raphael em aula show no evento FIGA 2019.

Informações: Assessoria

Rômulo Moreira

Author: Rômulo Moreira

Share This Post On
468 ad