Ciclo dos Primeiros Filmes do século XX

Nesta semana do Cineclube e na formação de novos espaços a exibição de materiais do audiovisual em Nossa cidade (Manaus), este cineclube coloca os agradecimentos a ADM. do Mao Hostel e Bar, em formar o cineclube Dzi que caminha para seu 4º mês, para tanto iremos propor a formação de cineclubista e preparação do Regimento interno do Cineclube Dzi, o que desejarem participar da formação entrem em contato ou apareçam para uma visita em uma de nossas exibições que nesta semana vamos apresentar;

13.08 – Ciclo dos Primeiros Filmes do século XX.atalante-1934-17-g.superbanner

Tema para debate: O filme movido pela vontade em fazer o cinema.

Filme: O Atalante (L’Atalante) – Dir. Jean Virgo. (Ano: 1934, Drama/Romance, França, 89 min.)

Roteiro: Jean Guinée (roteiro), Albert Riéra (roteiro e diálogos), Jean Vigo (roteiro e diálogos)

Sinopse: Jean, jovem capitão de uma barcaça a motor chamada de Atalante, casa-se com Juliette, filha de camponeses. Mal a cerimônia acaba e os dois vão viver embarcados, navegando pelos canais de Paris. Há uma crise entre os dois, Juliette foge para a vida noturna parisiense, e Jean mergulha numa profunda depressão causada pela ausência da amada. O velho lobo do mar Jules, ajudante de Jean, percebe a situação e sai em busca de Juliette.

Informações: • Esse foi o último filme do diretor Jean Vigo antes da sua morte por tuberculose aos 29 anos. • O Atalante influenciou toda uma geração de cineastas franceses, sendo considerado o primeiro filme a possuir as caracteristicas do Realismo Poético Francês. • Em levantamento feito pela revista britânica Sight & Sound, O Atalante foi considerado o 12° maior filme de todos os tempos. Inicio da sessão as 19 horas. livre a todos.

Author: Darlan Guedes

Share This Post On
468 ad