10 provas que o Skate em Manaus está na melhor fase

Graças aos skatistas, é claro!

O Skate Park da Ponta Negra já está beirando a segunda década e há tempos a pista não é a protagonista do esporte na capital amazonense é por isso que resolvi elencar ótimas novidades do ‘setor’ de um setor promissor que mesmo em tempos de crises, agora é um esporte olímpico, em Manaus já colhe frutos e não deixa a desejar na visão de Skate como um negócio.

01. DIY – Do It Yourself

A máxima underground “faça você mesmo” é o nome do projeto da Levi’s Global, com o projeto "DIY - Do It Yourself Levi's Skateboarding" que elegeu Manaus para sua estreia com parceria da Prefeitura de Manaus. O Passeio do Mindu foi o local escolhido para realização de uma nova pista, totalmente sustentável e produzidas pelos próprios skatistas, a construção prioriza aproveitamento de resíduos de obras, restos de demolições e outros entulhos que seriam estariam pelos lixões e terrenos baldios dos arredores da Comunidade Santa Barbara. A inauguração será amanhã (01), a partir das 15h e vai contar com a presença dos skatistas profissionais Otávio Neto que também é embaixador do Levi’s skateboarding no Brasil, Paulinho Barata, o fotógrafo Heverton Ribeiro e outros skatistas envolvidos.

Skatistas profissionais botaram a mão na massa na construção da pista em Manaus.

 02. Skate Manaus

Longe do blá blá blá de “união de tribos” ou dita panelinha sempre mimimizada, o site SkateManaus.com.br é um veículo real dos acontecimentos e atividades de quem está trabalhando no assunto. Lá você fica sabendo a agenda de campeonatos, registros sociais, vídeos e até compras online. Se quiser espaço na divulgação, fala com André Pontes pelo contato@skatemanaus.com.br.

 03. Maikon Quaresma

O Amazonas sempre foi celeiro de grandes talentos do Skate, Maikon Quaresma, o “BK”, é um dos principais atletas da atualidade. Figura típica regional, BK também foi escolhido para ser o embaixador local do projeto da Levi’s skateboarding. Com 25 anos de idade, o cara tem mais tempo de skate do que ‘vida real’ e além de muito talento, Maikon tem um estilo genuíno que salta os olhos de quem assiste. O atleta foi personagem do programa Olho de Peixe (canal WooHoo) e conta um pouco sobre a rotina de um skatista manauara.

04. Ulyck86

Na foto: Ulysses Athayde, Wesley Silva, Maikon Quaresma e Matheus Carvalho

Tem dúvidas sobre o que é necessário para patrocinar um atleta do Skate? A Ulyck86 dá uma força considerada. Com camisetas, bonés e shapes e outros incentivos, a marca produz vídeos e articula outros aliados para melhor divulgação dos skatistas. Na linha de frente tem Ulysses Athayde, que se inspirou nos bancos da antiga Praça do Congresso (primeiro ponto de encontro de skatistas em Manaus), para criação da logo da marca. Há alguns meses, junto com o skatista, designer e videomaker Wesley Silva, lançaram o vídeo “Amazônida”.

Dá uma olhada no produto final:

05. Feminino

Ainda no quadro de prodígios da Ulyck86, Pamela Amaral, a Panny Skt é um  destaque da atualidade. Ela também tem patrícinio da marca Fake Skateboard. Mas quem fez o registro dela foi o Kamael, do canal KM Skate, se liga:

06. Skate Terapia

Skate como inclusão social e reabilitação psicomotora é a proposta de Ney Maciel com o projeto “Skate Terapia”, a iniciativa já ajudou dezenas de crianças, os treinos são na pista do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, Santo Agostinho. Essa história mobilizadora já teve espaço aqui no Xibé, quando divulgamos o lançamento do livro “Skate é Arte, a Brincadeira Faz Parte” de Ney Maciel com a evolução do projeto e exemplos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas a partir do skate. A imagem acima é a contra capa do novo trabalho de Ney.

O livro Skate terapia é uma pesquisa científica que teve uma duração de 5 anos, com crianças com problemas de ordem neurológicas, onde foi criado uma tabela com várias tarefas com objetivo de desenvolver as habilidades motoras de cada uma conforme suas limitações.

07. Lokos do Morro

Criatividade e bom humor, o canal do Youtube “Skate Mao” tem um apanhado de informações dos principais roles da cidade. Na linha de frente tem o também skatista e apaixonado pelo esporte Daniel Silva que representa no Morro da Liberdade, na zona Sul de Manaus. Entrevistas, dicas de conservação do seu equipamento, espaços adaptados, publicidade e o que não podem faltar: quedas!

08. Ainda sob lentes

A imagem acima é o Renan Martins pela lente do fotógrafo Matheus Carvalho, ambos tem se desafiado cada dia mais na prática e nos registros das manobras No início desse mês, os corres de Junior Embaça foram contemplados pelas lentes de Matheus, dá uma olhada:

09. Batalha de MC’s

Até quando a loja está fechada a clientela comparece à Sintese Skate Shop para edições da Batalha de Rima na avenida Getúlio Vargas, sempre aos domingos no fim da tarde. No último dia 17, rolou a última seletiva para o Nacional de Batalha de Mc’s, a final será em novembro, nos dias 24 e 25 em Belo Horizonte.

10. Style

Quando se trata de figurino e acessórios, o mercado está pra todos os gostos, na Zona Leste tem a GBC Multimarcas no Shopping Leste. No Centro também tem a Mina Confecções que sempre apóia eventos culturais e muitos outros negócios promissores do ramo que estão aí na correria!

Todo mundo precisa se ajudar, mesmo que a contra gosto, nesse ramo a convivência precisa ser harmoniosa. A lista foi uma forma otimista que encontrei para mencionar esse nicho que está nas ruas. As tretas e picuínhas sobre panelinhas, o papel do estado, as condições as pistas na cidade ou a falta de representatividade no  setor, são legítimas e não foram ignoradas para esta matéria.

Se você conhece alguém que merece estar nesta lista, entre em contato!

Renata Paula

Author: Renata Paula

Jornalista profissional, editora de conteúdo do Portal Xibé e repórter nas melhores horas.

Share This Post On
468 ad